Compreender o Oceano – a literacia


Uma sociedade mais literata - para poder começar a compreender os assuntos do oceano - é objetivo de todos os que se preocupam com o planeta e/ou que dão valor à cultura marítima. Esta verdade é ainda mais relevante em países marítimos e dum modo especial em Portugal, neste primeiro quartel do Século XXI. Os 7 Princípios da Literacia do Oceano e os respetivos Conceitos Fundamentais, cuja formulação foi efetuada e divulgada pela americana Ocean Literacy Network (com uma adaptação ao sistema de ensino português pela Agência Ciência Viva) dão-nos uma base razoável para criar um ambiente literato nas nossas escolas e entre os nossos jovens – ser literato em assuntos do oceano é compreender aqueles princípios e conceitos, designadamente perceber a influência que o Oceano exerce sobre nós e de como nós o influímos, é saber comunicar de modo adequado e é ser capaz de utilizar aqueles princípios e conceitos - juntamente com os demais conhecimentos relativos à visão holística e global do Oceano - para, fundadamente, tomar decisões responsáveis sobre assuntos do mar e sobre o Oceano e os seus recursos.

Os Programas Blue School desenvolvem ferramentas e recursos educativos através da prática pedagógica diária que facilitam a aplicação e potenciam os resultados daquela prática. 

Viver o Mar – a emoção e a prática 
O Oceano, Portugal e o Mundo – a visão holística e global através da estratégia

Últimas Notícias

  • Completaram-se hoje as exéquias do Doutor Adriano Moreira, Adriano José Alves Moreira, que foi nascido em 6 de setembro de 1922 em Grijó, Macedo de Cavaleiros. Faleceu em Lisboa, neste domingo, dia 23 de outubro de 2022. Deixou viúva D.…

Parceiros