O Oceano, Portugal e o Mundo – a visão holística e global através da estratégia

 
A Consciência Marítima exige visão holística e global e, para tal, os jovens devem adquirir, designadamente, conhecimentos base de estratégia e geoestratégia, de política e de geopolítica, de economia e de geoeconomia, do quadro jurídico dos oceanos, da ecologia e do ambiente; devem desenvolver técnicas e praticar pensamento prospetivo a partir do estudo da História. Estudar o Oceano é estudar os grandes espaços e perceber como o Homem, ao longo da História, soube usar tais espaços para se relacionar em todo o planeta, para ganhar poder, para criar riqueza. A atual sociedade global e, especialmente, o modelo de desenvolvimento constituído pela globalização competitiva (revisto à luz dos ensinamenros trazidos pela pandemia e pelo atual momento geopolítico)  tem desafios e conceitos radicalmente diferentes do anterior modelo de desenvolvimento constituído pelas economias nacionais ou regionais autónomas. Portugal precisa de ter cultura marítima estratégica para se afirmar de novo, como é sua oportunidade histórica, como um ator relevante na economia do mar a nível mundial.

Os Programas Blue School aproveitam ensinamentos e conclusões de três décadas de prática na abordagem destas matérias com alunos desde o Ensino Básico aos Mestrados universitários; desde os que pela primeira vez abordam os assuntos do mar até aos que dele são conhecedores ou experientes e pretendem preeencher lacunas ou evoluir conhecimentos. Cada Curso ou Programa é pensado em função dos seus destinatários, após diálogo com a instituição ou com os próprios.

Compreender o Oceano – a literacia
Viver o Mar – a emoção e a prática 

Últimas Notícias

  • Completaram-se hoje as exéquias do Doutor Adriano Moreira, Adriano José Alves Moreira, que foi nascido em 6 de setembro de 1922 em Grijó, Macedo de Cavaleiros. Faleceu em Lisboa, neste domingo, dia 23 de outubro de 2022. Deixou viúva D.…

Parceiros